As grandes marcas não podem mais descuidar do que os usuários estão fazendo. Elas têm que monitorar 24h blogs, MySpaces, Orkuts, Facebooks, para ver onde agir e como agir.
Tá, eu sei. Esse é um papo velho.
O problema é que existia a idéia de que essas coisas rolavam apenas nos bastidores. “Hum, eles entram nas comunidades do Orkut, vêem o que estamos falando e mudam os seus produtos”. “Hum, eles vão lá nos blogs e deletam os comentários que falam mal das suas marcas”. Uma coisa meio FBI. Ou, já que estamos falando de Perestroika: uma coisa meio KGB.
Agora, está cada vez mais fácil perceber como as empresas vão agir. Estão rolando ações colaborativas mesmo. As grandes marcas fazem parte da Blogosfera como se fossem mais um internauta.
Não é mais aquele discurso de cima para baixo. É de igual para igual.
Veja esse vídeo, que tem mais de 320 mil views. Ele dá uma dica (talvez conseqüência de um bug) do jogo do Tiger Woods, da EA Sports.
Em seguida, veio esse vídeo response da empresa.
Não é do caralho ver que o conteúdo gerado pela consumidor REALMENTE influencia a comunicação das maiores empresas do mundo?
Ah, e não sei se vocês perceberam. Mas o vídeo response tem o triplo de views que o original.
