Tirem suas próprias conclusões. A parte que fala da DDB começa aos 2:30.
37 Comentários
2 de setembro de 2009 às 19:03
Cara, eu tb acho William. tipo, acho o anúncio bom e acho que ele tem um ponto, ao contrário do que o âncora diz.
Na real, o erro, digamos assim, nessa história toda, foi terem colocado o logo sem autorização.
Mas não foi o motivo pelo o qual o cara falou mal do anúncio.
Para mim, a notícia é “olha só o que os caras da TV americana tão falando da DM9″ e não “olha só o que a DM9 fez”.
2 de setembro de 2009 às 19:38
É q tá todo mundo falando falando que foi uma burrada da DM9.. que eles não deviam ter feito isso.. e tudo mais..
Eu achei a ideia muito afudê. Muito impactante.
E, pelo visto, funcionou.
Continuando a aula de Virais do Chernobyl, quer um viral de qualidade melhor que esse?
2 de setembro de 2009 às 19:44
Achei burro e sensacionalista. Tipo comparar um estupro com um câncer.
Sou fã da DDB, mas me decepcionei.
2 de setembro de 2009 às 20:06
Eu não to avaliando a ideia que eu gostei. Mas acho que existem limites pra algumas coisas. Se fosse uma campanha apenas nacional tudo bem, pra nós não ofenderia ou algo assim. Vendo uma campanha nacional ofende demais os americanos e isso tem de ser respeitado.
2 de setembro de 2009 às 21:23
Eu achei o anúncio uma solene merda.
Primeiro porque a relação tsunami X preservação do planeta é capenga. O tsunami não foi obra do aquecimento global nem outra babaquice eco-chata. Foi consequência de um terremoto (http://is.gd/2OvSE). Podemos parar de poluir agora mesmo que não estaremos livres de outro.
Segundo porque é de profundo mau gosto e desrespeitoso ao mostrar de forma magnificada algo que deixou uma cidade traumatizada. Vale lembrar que há alguns meses rolou um pânico por lá simplesmente porque havia um avião sobrevoando a cidade (http://is.gd/2Ow5L).
A ideia de inscrevê-lo, então, é digna de menção honrosa na categoria Joselito de todos os festivais. Por deus, inscrever um anúncio rechaçado pela WWF? Se fosse um anúncio da padaria da esquina, vá lá, o seu Manuel nunca ficaria sabendo. Mas de uma Ong mundial como a WWF? Caralho!
2 de setembro de 2009 às 21:49
Quando me mandaram a imagem porque acharam genial, só pensei o mesmo que a Jeana: burro e sensacionalista.
Meio sem ponto, realmente. Nem pensei nas vítimas do 11 de setembro, me senti vitimado por perder tempo olhando.
Pelo menos serviu pra eu olhar o site da WWF de novo, e dessa vez não foi por confundir com o logo da Panda&Mônio (http://www.instantrimshot.com);P
2 de setembro de 2009 às 22:22
O que deu essa repercussão foi a marca, a divulgação não autorizada, contendo o logo da WWF.
Todos os dias vejo sarcasmos e piadas de todo tipo sobre o 11 de setembro, e isso tem uma aceitação diria, normal.
Agora, uma marca reconhecida mundialmente por defender a vida, estar associada a esse tipo de comparação, fica ruim a coisa.
Tiro no pé da DM9, agora, o que pode acontecer?
A DM9 vai perder contas?
A DM9 vai perder credibilidade?
Acho que a curto prazo, sim.
2 de setembro de 2009 às 23:14
Cara, na ESPM uma vez, tínhamos que apresentar um trabalho sobre o 11 de setembro. Eu meio que avacalhei com o episódio. Resumindo, a moral do meu trabalho era dizer que os EUA tinham uma parcela de “culpa” pela fome mundial, que matava muito mais gente do que o atentado. Sim, era meio radica-rebelde-exagerado o meu posicionamento, mas, foda-se, era um trabalinho de aula.
Concordo que a DDB errou a mão. Tipo, não dá pra comparar Tsunami com a queda das torres gêmeas. O lance é muito maior que o número de mortes, tem todo um simbolismo por trás. Foi um atentado TERRORISTA, contra UMA NAÇÃO, e não só contra os que morreram. Derrubando um símbolo de NY. Se tivessem caído uns 10 prédios num “condomínio” residencial de NY, por terremoto, furacão ou algo do tipo, matando o mesmo número de pessoas que morreu no WTC, não ia ser o episódio da grandeza que foi.
E pra mim, essas coisas abstratas são o que movem o mundo: simbolismo, honra, sentimentos. O que simbolizou aquele atentado é muito maior do que o número de mortos. Números são frios.
Sem falar no que alguém já comentou aqui: se fosse só pro Brasil isso, ainda seria infeliz, mas, menos mal.
A própria MTV fez uma campanha sensacional usando esse mote, mas de maneira muito mais inteligente, ao meu ver. E mesmo assim já causou polêmica:
http://www.ad-titude.com/comments.php?postid=183
2 de setembro de 2009 às 23:26
Mas, sim, achei tempestade em copo d’água. O teor do anúncio é meio infeliz, mas não é pra tanto essa repercussão. Já o lance de usar o logo sem autorização, não tenho opinião formada.
Mas o conteúdo em si era pra no máximo gerar um debate no blog da perestroika, não precisava ser alardeado na mídia norte-americana, hehe.
3 de setembro de 2009 às 0:52
Tem gnt q achou ese anuncio afude, mas oq achariam se o fosse um anuncio feito por uma empresa norte americana q retratrasse com alguma cidade brasileira q mostrass mta gnt pobre e meninos de rua ? afude tmb ?
3 de setembro de 2009 às 0:56
*q retratrasse alguma cidade brasileira mostrando pobreza em larga escala com alguma frase de significado semelhante (isso não é nda existe um prob mto piot)? afude tmb ?
3 de setembro de 2009 às 1:06
Vídeo super bem produzido e impactante, sem dúvidas. Cagada colocar o logo sem autorização, mas cagada mesmo é essa daqui: http://www.youtube.com/watch?v=a7KX8oC7pZs
3 de setembro de 2009 às 9:06
Eu acho que o foda não foi utilizar o atentado em si, o que pegou mal mesmo foi utilizar o que CAUSOU o atentado: Os aviões.
Isso ficou marcado na história do país, e ninguém (nem mesmo fora dos EUA) consegue digerir direito isso: WTC sendo atacado por aviões da própria nação.
Eu já perdi a conta de quantas vezes o atentado foi utilizado, já vi anúncio sobre a fome, cigarro, uma penca, mas utilizando os aviões, essa foi a primeira vez.
Aqui um exemplo:
http://www.fudidoporfudido.blogger.com.br/fm-af.jpg
E esse é do desencannes, pois já tem uma silhueta
de um avião:
http://fanfarroesdapp.zip.net/images/wtc.jpg
3 de setembro de 2009 às 9:15
A serie de games eletrônicos GTA é uma das mais famosas e mais polêmicas dos ultimos tempos, principalmente pela vasta liberdade dentro do game, espancar velhinhas com taco de baseball, atropelar pessoas, enfim, muito educativo. E um grande marco dele é a possibilidade de pegar helicóteros, barcos e aviões.
O último game da franquia se passa na ilha de manhattan, e todos reclamaram sobre a falta de aviões no game, existe sim, só que não pode ser controlado pelo jogador.
Eu acho que eles não colocaram justamente pelo ocorrido em 2001.
Daí eu me pergunto: “Se um game tão polêmico como o GTA não teve culhão pra colocar nem sequer um aviãozinho de brinquedo no game, eu acho que a ferida no coração dos americanos ainda tá doendo pra cassete”.
3 de setembro de 2009 às 9:46
Eu não vou discutir se o anúncio é bom ou ruim, pertinente ou não.
Mas achei engraçado quando num Blog em que ele foi postado os 10 primeiros comentários elogiavam demais o anúncio aí o 11º comment era a notícia do BlueBus onde a WWF repudiava o anúncio, desse comment em diante só críticas negativas foram postadas.
3 de setembro de 2009 às 9:56
na real…pra nos aqui do brasil a ideia é mtuu afude e tal…mas pra eles é falta de respeito.Claramente eles ainda tem que superar o trauma,pra poderem aceitar uma ideia dessas.
3 de setembro de 2009 às 10:18
Maday: respondendo a tua pergunta.. “mas oq achariam se o fosse um anuncio feito por uma empresa norte americana q retratrasse com alguma cidade brasileira q mostrass mta gnt pobre e meninos de rua ? afude tmb ?”
Resposta: eles fizeram isso com os Simpsons, no episódio em que eles vieram ao Brasil, fizeram isso também no filme Turistas e outros que eu não tô me lembrando agora.
Além do mais, a industria cinematográfica americana não se cansa de “retratar” histórias do Vietnã e do oriente médio, onde o Tio Sam é o bonzinho da vez.
Quando a coisa aperta no pé deles, é só choradeira. Mas no c* dos outros é refresco.
3 de setembro de 2009 às 12:33
Mais simples que isso: foi uma idéia infeliz - além do gancho entre Tsunami e 11/9 ser ruim e forçado. Duvido que o Sergio Valente teria aprovado esta peça. Provavelmente estava fora da agência. Como as kbeças dos criativos. Não adianta, esse papo de que não existem limites para a criatividade é amador, acadêmico, infantil e presunçoso. Propaganda pode ser polêmica, mas tem que ser boa. Não é o caso.
3 de setembro de 2009 às 13:25
Olá William Mallet
” eles fizeram isso com os Simpsons, no episódio em que eles vieram ao Brasil, fizeram isso também no filme Turistas e outros que eu não tô me lembrando agora.”
R: Os Simpsons ja fizeram uma retratação caricata de vários países (algo exagerado proposital), em um episódio Bart ia para a França e trabalhava como escravo mesmo sendo um país de 1° mundo, outro os Simpsons iam para o Japão e retratavam os japoneses como pessoas de alguma cultura estranha com bizarrices proprias e assim vai.
O filme os turistas segue a msm linha Hostel onde td fora dos EUA é estranho, sombrio e mortal, algo para não ser levado a sério assim como os Simpsons.
Quando os Simpsons avacalhavam outros países ngm se queixava, só foi tocar no Brasil q ó meu deus estão depreciando nossa nação vamos tomar providencias diplomaticas bla bla bla, engraçado quando é o país dos outros (Japão, França, o proprio EUA), mas nem um pouco qto é o nosso. Ja os turistas oq se pode esperar de um filme Bzão, o pessoal no leste europeu tbm deve ter gasto o tempo deles se preocupando com Hostel…
Se uma avacalhação como a feita pelos simpsons justifica uma peça q usa algo que realmente aconteceu e não uma caricatura, para ilustrar uma ideia, não sei pq dos brasileiros afirmarem que essa polemica é uma reação exagerada norte americana.
3 de setembro de 2009 às 15:25
Pra mim uma questão importante é a seguinte:
Será que um anúncio desse tipo teria essa repercussão se ao invés da tragédia do WTC fosse abordado a guerra com-motivos-duvidosos que aconteceu no iraque? Garanto que passaria beeeeem mais despercebido. Pra mim, tempestade num copo d`agua.
3 de setembro de 2009 às 23:23
*Se uma avacalhação como a feita pelos simpsons justifica td uma retaliação nacional por parte publica e do governo (lembro q o estado do Rio entrou com um processo), não sei pq dos brasileiros afirmarem que essa polemica é uma tempestade em copo d’agua.
PS: Não é só o orgulho e imagem deles q doi…
4 de setembro de 2009 às 9:42
eu acho o anúncio uma grande merda tb. LEGALZICE pura! deve ter surgido na semana de “criação para cannes” dentro da agencia e acharam “legal”. eu acho uma irresponsabilidade inscrever num concurso internacional, sem autorização do cliente em questão e sem informação. pq. sério, quem não sabe que menosprezar o 9/11 é uma grande cagada?!?! e uma puta ofensa pros americanos. concurso internacional! os caras estão lá! acho bem feito isso. faz com que a gente pense um pouco mais no nosso trabalho e na responsa dele.
4 de setembro de 2009 às 17:34
1- acho ruim a comparacao. ruim o anúncio.
2- acho insensível. os americanos (as pessoas, não o país) estão até HOJE sofrendo as consequencias do ataque, através de uma guerra. tenho uma amiga que perdeu o marido no iraque, e deixou uma filha de 8 meses no mundo. guerra é foda, para todos os lados.
3- sobre o comentário da viralização: se eu pintar a bunda de vermelho e subir num poste tb vai gerar buzz. mas isso preciso ser positivo pra marca.
4 de setembro de 2009 às 18:52
Trabalho de muito mal-gosto e inconseqüência pura da parte da DDB. Poderiam ter utilizado outro viés que não o 11 de setembro. A não ser que a intenção era enfiar o dedo bem enfiado na ferida. Aí cumpriu o papel. E como uma pessoa disse aí em acima, aquele episódio dos Simpsons no Brasil foi tão desrespeitoso quanto esse anúncio e gerou polêmica idem.
No fim não adianta criar um bagulho falando o que dá na telha pra ficar na boca de todo mundo, se isso detona tua imagem. Não entendo pra que fazer uma comunicação suicida como essa.
Me decepcionei muito com a DDB.
4 de setembro de 2009 às 19:12
Infelizmente (MINHA opinião), a DM9 acabou de se fuder muito.
Aguardem.
4 de setembro de 2009 às 19:26
É. A DM9 acabou de se fuder sério.
Assuntos internos. Logo-logo a notícia se espalha. Não vou contar por aqui.
Apesar disso eu continuo com a minha opinião em defesa deles:
“Os americanos fizeram isso com os Simpsons, no episódio em que eles vieram ao Brasil, fizeram isso também no filme Turistas e outros que eu não tô me lembrando agora.
Além do mais, a industria cinematográfica americana não se cansa de “retratar” histórias do Vietnã e do oriente médio, onde o Tio Sam é o bonzinho da vez.
Quando a coisa aperta no pé deles, é só choradeira. Mas no c* dos outros é refresco.”
E tenho dito.
4 de setembro de 2009 às 19:50
A primeira vista, achei muito inteligente o anúncio, dizendo que a natureza deve ser respeitada pois ela é poderosa, pois “mata” mais gente. Mas se formos comparar mortes, 11 de Setembro teve 2.819 mortes. O tsunami “engoliu” 200.000 inocentes.
Mas e o genocídio em Ruanda com 500 mil vítimas? E o Holocausto com seus 6 milhões de exterminados?
Quem poderia ter realizado esses aterradores feitos? Ah, o ser humano.
O problema não é a natureza. Somos “nozes”.
5 de setembro de 2009 às 14:23
Willian mallet entendo perfeitamente sua posição, mas a questão é: - O anuncio serve para condenar moralmente e ser panfletario ou para promover uma mensagem a respeito da preservação ambiental ?
5 de setembro de 2009 às 16:31
Entrei de gaiato depois de varios comentarios. Mas acho que isso ainda esta in para ser comentado.
O que eu acredito é o seguinde. A parte visual do anuncio eh muito afude, mas nao sei se acontece o mesmo com o tema escolhido para ser abordado. Idiotice da DDB ter colocado uma logo de um cliente que nao aprovou o material. Isso é amador. O pior é fazer isso aparecer.
Concordo tb que se o anuncio tivesse ficado somente no nivel nacional nao teriamos tantos problemas, mas isso chegaria ate o Tio Sam e daria a mesma merda.
A questao aqui é respeito. Respeito com o cliente e sua imagem, respeito com quem vai ver o anuncio e respeito com a propria agencia. Porque anuncio feito para agencias so para ganhar premio é puro tiro no pe.
Enfim, agora esta na hora de pensar em como reverter a situacao. Se isso tem jeito.

2 de setembro de 2009 às 18:37
Nossa. E o cara põe o nome de todo mundo ali bem claro. Essa esquipe já ta queimada no mundo inteiro.