Ao longo da última Copa, ficaram falando de mudanças nas regras do jogo. Chip na bola, sensores nas traves, replay para os árbitros. Acho tudo isso ótimo. Na verdade, acho quase inconcebível que o esporte mais popular do mundo esteja demorando tanto para implementar tecnologia dentro das quatro linhas.
Só que eu sei que essa história é muito complicada. Sempre vai existir a desculpa que “na terceira divisão, não tem como ter replay para o bandeirinha” ou que “se o bandeirinha der o impedimento, e depois virem que o jogador não estava, como vão repetir a jogada?”. Tudo isso é fácil de corrigir, basta vontade da FIFA.
Agora, existe uma mudança muito, mas muito, mais muito mais simples que alteraria o jogo drasticamente. E, na minha opinião, para muito melhor.
Vencedor = 3 pts, Perdedor = 0 pt, Empate = 0 pt.
Já pensou? Não existiriam mais retrancas no primeiro tempo, nem times fazendo cera desde o primeiro minuto de jogo. E se o jogo estivesse empatado ali, pelo 20 do segundo tempo, viraria uma partida aberta, cheia de ataques e contra-ataques.
Mesmo que uma das equipes estivesse ganhando por um magro 1×0, não haveria chance para um jogo morno. O derrotado iria com tudo para cima e seria um Deus-nos-acuda até o apito final.
Não é simples? Simplérrimo. E não precisa de chip em bola, nem de replay. Dá para colocar em prática na Terceira Divisão e na Champions League. Democraticamente, como gostam os velhinhos da FIFA.
Então, por que não?
OBS: Não vale analisar essa mudança com a cabeça de hoje. Imagine essa mudança a partir do novo contexto criado. Ou seja: teríamos vários exemplos de viradas históricas quase que semanalmente.
13 Comentários
18 de julho de 2010 às 21:24
Eu concordo com 0 ponto pro empate, mas somente em jogos que terminarem 0 x 0.
18 de julho de 2010 às 21:48
Não sei, tenho dúvidas. Será que esse time que está perdendo por 1×0 iria se matar correndo para buscar um empate, onde não levaria nenhum ponto, ou seja, tanto faz se perder por 1×0 ou empatar?
Concordo com o Fernando, talvez apenas em jogos finalizados em 0×0 e eu iria até 1×1 também. Mas depois do 2º gol de algum time continuar valendo 1 ponto pelo empate, pois normalmente os jogos finalizados em 2×2, 3×3 e aí por diante, são repletos de emoção.
18 de julho de 2010 às 21:49
Na prática, não funciona, porque o conceito do empate continua existindo. Uma das razões de um time jogar para empatar é o reconhecimento da sua inferioridade. Não perder para um time superior vai continuar sendo vantagem, já que o adversário também não vai pontuar.
18 de julho de 2010 às 21:54
O Santana trouxe esse tema em uma discussão no sala de redação durante a copa do mundo. Ao que parece já cogitaram essa mudança, exatamente p/ terminar com as retrancas. Acho que ficaria interessante principalmente em jogos ida e volta onde o empate fora seria um mau resultado.
18 de julho de 2010 às 23:32
Primeiro, que não: haveria tantos exemplos de 3×0 que viraram 3×3, ou até 3×4, que ninguém desistiria.
Segundo que no sistema atual essa desistência já acontece. Quantas vezes a gente vê um segundo tempo morno? ![]()
19 de julho de 2010 às 0:55
Maia: cara, em campeonatos de pontos corridos, o conceito de empate não existe, pois tu não pode pensar no jogo isolado, mas na tabela como um todo.
OK que num mata-mata isso não faz nenhum sentido. Mas num mata-mata, isso não precisa fazer sentido, já que é eliminação direta.
tg
19 de julho de 2010 às 0:58
ígor: a questão é que tu tá pensando com a cabeça atual. Imagina um futebol onde teríamos muito mais gols, muito mais viradas e muito mais emoção nos minutos finais. Haveria milhares de exemplos de jogos onde um time está perdendo de 1×0 aos 40 do segundo tempo e viraria. Esses exemplos seriam o combustível para o time a torcida acreditarem até o fim.
tg
19 de julho de 2010 às 3:47
Tiago, discordo. Acho que o empate é importante também. E um time ir ao Maracanã enfrentar um Flamengo apoiado por 80 mil enlouquecidos rubro-negros e arrancar um empate é algo a ser comemorado. O Flamengo ficaria triste com esse 1 ponto, mas o time visitante sairia satisfeito. Imagina zero pontos pra ambos: vai lá o Atlético-Goianiense da vida, segura o Fla por 90min naquele caldeirão e quando o juíz apita, te fudeu, zero pontos.
Antigamente empate eram 2 pontos. A mudança pra 1 foi ÓTIMA. E foi justamente com esse propósito que tu estás defendendo: valorizar a vitória. Mas deixá-lo com o mesmo valor de uma derrota é injusto demais.
Imagina o exemplo que dei acima: o Atlético-Go vai ao Maraca lotado, arranca um empate heróico segurando os donos da casa, e (não) soma os mesmos pontos de um Atlético Paranaense que no mesmo Maracanã tomou 3×0 dos rubro-negros. Acho injusto.
O empate é de suma importância. Se tu ganhar todas em casa e perder todas fora, ficará com 57 pontos, o que não te leva nem ao G4, provavelmente. Se ganhar todas em casa e empatar todas fora, vai a 74: pontuação de campeão.
E tem empates bonitos de se ver. Ou porque ambos fizeram muitos gols, ou porque as defesas eram muito fodas. Defesa faz parte do jogo, apesar de só valorizarmos o gol e os atacantes, hehe. Zero pontos pra ambos é punir os dois lados, e o empate não significa incompetência dupla, significa apenas que ninguém conseguiu ser melhor. Mas talvez os dois tenham sido ótimos, hehe.
Enfim, acho justo como está. Os 3 pontos da vitória já dão o valor que ela merece. E 1 pontinho pro empate tá de bom tamanho. É o que penso.
Abs!
19 de julho de 2010 às 16:23
Caras, acho quer empate nunca valeu dois pontos. Quando nasci, no começo dos anos 70, a vitória valia 2 pontos e o empate 1. Pra valorizar a vitória é que ela passou a val;er 3 pontos.
Caras, se o futebol mudar, estraga.
Que tal usar essas cabeças criativas para oferecer soluções para problemas de verdade?
19 de julho de 2010 às 18:14
João, exatamente, errei tudo. É isso que tu disse. Mas a ideia é a mesma: valorizar a vitória.
Bah, fiz um nó numerológico, errei tudo. Onde digo “74″ era pra ser 76. Acho que era isso de erratas, hehe.
Mas cara, acho que o futebol é um problema de verdade. Entretenimento é importante pras nossas vidas. E futebol faz parte da vida de quem gosta desse esporte. Nossas vidas são coisas importantes, hehe.
Abraço!
19 de julho de 2010 às 19:07
Hoje, num campeonato de pontos corridos, se eu ganhar em casa e empatar fora contra um adversário direto, faço quatro pontos e o adversário faz um ponto, saldo favorável de três pra mim.
Nessa hipótese nova, se eu ganhar em casa e empatar fora, veja só: saldo favorável de três pra mim.
20 de julho de 2010 às 11:23
“Haveria milhares de exemplos de jogos onde um time está perdendo de 1×0 aos 40 do segundo tempo e viraria. Esses exemplos seriam o combustível para o time a torcida acreditarem até o fim.”
Não, não haveria, pq se o time ta perdendo de 1×0 mtas vzs ja nao tem força/vontade de buscar o empate, imagina se o empate não vale nada, e só a vitória interessa… e não é por estar pensando com a cabeça de agora… imagina o teu time tomando de 1×0 aos 40 do segundo… e o jogador pensa: se eu empatar esse jogo, vai ser igualmente 0 ptos… nao vou me desgastar agora, vou me poupar pro proximo jogo.

18 de julho de 2010 às 20:50
Não tem o risco do time que tomar 2 ou 3 a zero simplesmente desistir de jogar?
Minha solução de bolso para revolucionar o futebol é tirar um jogador de cada lado. 10 contra 10 e mais espaço para todos. Faria todo mundo repensar os esquemas.