< Voltar

//Friends of Tomorrow

FUTURISMO + FUTURO DO TRABALHO + REVOLUÇÕES PÓS-INTERNET

O Friends of Tomorrow é o curso que prepara você para o futuro. É o curso que vai ensinar coisas que você nem sabia que existiam. É o curso que vai abrir a sua cabeça e mostrar que Uber e AirBnB são a pontinha do iceberg. Nele, serão abordados os seguintes conceitos: 1) Futurismo 2) Futuro do Trabalho/Organizações 3) Habilidades do Profissional do Futuro 4) Novos Modelos de Negócio 5) Novas Tecnologias 6) Revoluções Pós-Internet 7) Impacto Positivo 8) Técnicas Para Explorar o Amanhã. Em resumo: misturamos o que aprendemos nas principais escolas de inovação do mundo (como inteligência artificial, biologia sintética e criptomoedas) com teorias autorias da própria Aerolito (como curvas T+K, OMNIEX e Modelo de Negócio para Auto-disrupção). A ideia do FOT é ser uma pequena viagem para o futuro – e entregar para você frameworks que o ajudem a aplicar tudo isso na prática. É impossível passar pelo FOT e não sair transformado. Fale com quem já fez. Você não vai se arrepender.

Onde?

(clique onde vc deseja fazer o curso)

Comprar Curso

Professores

Professores

Tiago Mattos

Futurista, empreendedor e professor. Faculty (corpo docente) da Singularity University e professor convidado no TIP (Universidade Hebraica de Jerusalém). Passou por algumas das melhores escolas de inovação do mundo. GSP12 da Singularity (projeto da NASA que acontece ao longo de dez semanas), MIT (com o Prof. Thomas W. Malone), Harvard (com Prof. Michael E. Porter), Institute for the Future, entre outras. Teve trabalho mencionado na Fast Company e na Forbes. No Brasil, foi capa da Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Você S/A Sul, do UOL Tab (Profissão: Futuro), além de ser o entrevistado das Páginas Vermelhas da Istoé. Ajudou a co-fundar escolas, laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings e muito mais. Hoje, lidera a parte de futurismo da Aerolito.

Programa

#1 CHECK IN

Esse primeiro encontro é criado especialmente para gerar conexão entre os participantes. Com a turma se conhecendo melhor, o entendimento do conteúdo acontece de forma mais natural, orgânica e colaborativa. Neste encontro, alinhamos expectativas, apresentamos o programa aula a aula, falamos dos condutores e de todo o time que faz o projeto acontecer.

#2 THINK LIKE A FUTURIST

Mas antes de falarmos de futuro, nós precisamos construir as bases. Nessa aula, o objetivo é dar ferramentas para que os participantes possam enxergar o futuro por uma outra perspectiva. Conceitos aprendidos em algumas das melhores escolas de futurismo do mundo – e que nos fazem perceber padrões e tendências que até então eram invisíveis. Falaremos do mais básico (como a diferença do Futurismo para outras disciplinas do Future Studies). Mas, também, investigaremos assuntos como orientação temporal, sofisticação da ignorância, escadaria do futuro, ambiguidade autoral, além de diversas curvas tecnológicas de diferentes naturezas.

#3 REVOLUÇÕES PÓS-DIGITAIS I

O contexto industrial deu lugar ao digital. Isso você já sabe. E migrar de um para o outro não é mais opção. Isso você também já sabe. Mas, apesar de ter essa consciência, você talvez esteja reproduzindo padrões antigos com muito mais frequência do que imagina (seja na sua vida pessoal, no seu trabalho, na sua carreira – e até com seus filhos). Esse desafio é inerente ao profissional do futuro. Mais: além de abandonar o industrial, é preciso entender a ascensão das revoluções pós-digitais. Nessa aula, vamos explorar quais são, quando chegarão e qual o impacto que terão na sociedade.

#4 REVOLUÇÕES PÓS-DIGITAIS II

O tema ‘revoluções pós-digitais’ segue, mas com mais profundidade. Aqui, vamos explorar outras hipóteses (mostrando diferentes escolas de pensamento). No final, daremos indicativos do porquê acreditamos que existe uma tese dominante – e que, de fato, você estará vivo para ver tudo isso acontecer.

#5 FUTURO DO TRABALHO I

Se você gosta de estudar futuro do trabalho, já deve ter visto muitas palestras sobre Uber, AirBnB, Organizações Exponenciais e Lean Startup. Deve ter visto muita gente falar do case da Kodak vs. Instagram. Tudo isso é importante, claro. Mas o nosso entendimento de futuro do trabalho procura ir um pouco além. Para nós, a maioria das empresas ainda opera sob a lógica industrial. E isso vale até para boa parte das startups e empresas da indústria criativa. Elas replicam um sistema muito semelhante ao cristalizado pelo Fordismo. Por isso, para começar o movimento da economia clássica para a nova economia, vamos apresentar cerca de dez modelos que aprendemos em diversas escolas de negócios e inovação. É hora de entender o que, de fato, é novo.

#6 FUTURO DO TRABALHO II & IMPACTO POSITIVO

Além de tudo o que foi visto no encontro anterior, vamos dividir ferramentas autorais que descobrimos quando criamos nossas próprias empresas digitais. Por fim, vamos apresentar nossa visão sobre Impacto Positivo. Apesar de ser um termo utilizado por muitos pensadores, ele ganhou outro entendimento dentro da nossa empresa. Falaremos do nosso framework e de como perseguir métricas de sucesso que raramente são consideradas.

#7 MAPA DE TECNOLOGIAS EMERGENTES

Um dos melhores jeitos de se ferramentar para o futuro é criar um grande repertório de tecnologias emergentes. Com isso, conseguimos criar boas hipóteses sobre como será a vida daqui cinco, dez, quinze anos. Entretanto, o repertório por si só não é suficiente. Como ele, temos que criar um mapa para identificar curvas de tendência – e conseguir identificar, assim, o que será realidade ali na frente. Neste encontro, vamos fazer exatamente isso. Primeiro, compartilhar materiais e referências. Depois, detectar padrões e montar uma bússola que nos ajude a criar hipóteses para o futuro.

#8 O FUTURO DA SAÚDE, DA MOBILIDADE, EDUCAÇÃO, CIDADES – E MUITO MAIS

Neste dia, os participantes terão contato com várias teorias autorais sobre como enxergamos o amanhã. Inclusive, nossa ideia é investigar o perfil da turma e tentar contemplar, direta ou indiretamente, todos os mercados nos quais estejam inseridos os participantes do curso.

#9 DÁ PARA FAZER NO BRASIL

O título é autoexplicativo. Porque se já é inspirador aprender com cases de fora do Brasil, talvez seja ainda mais entender como a inovação está surgindo aqui, no nosso território. Além disso, ao entender como foram viabilizados negócios no nosso ecossistema (com as mesmas dificuldades econômicas, políticas e legislativas que você tem), talvez muitas das justificativas utilizadas caiam por terra. Sem falar que você criará um repertório incrível para networking no curto prazo.

#10 DISRUPÇÕES & NOVAS DESCOBERTAS

Uma das coisas mais difíceis quando se faz um curso de Futurismo, futuro do trabalho e novas tecnologias é que, todos os anos, o conteúdo fica datado. Portanto, a gente sempre precisa encontrar espaço para dividir as coisas novas que aprendemos – e que não podem ficar de fora de jeito nenhum.

#11 CRIPTOMOEDAS E O TERCEIRO MODELO

Os paradigmas do capitalismo estão sendo transformados. E um agente importante nessa transformação são as criptomoedas. Você vai ouvir muita coisa sobre Bitcoin, Altcoins e seus desdobramentos. Mas vai entender, também, as decorrências que o nascimento do Blockchain, a fragmentação profissional, as virtualidades e as plataformas individuais terão nas nossas vidas. No final das contas, tudo isso cria um campo de possibilidades para o futuro do trabalho que é tão fascinante quanto assustador. Entender isso é entender, basicamente, que muitas das coisas que você aprendeu não fazem o menor sentido para o nosso futuro.

#12 CONTEXTO DE FRAGMENTAÇÃO

O fim do ciclo de conteúdos. É aqui que vamos compartilhar como enxergamos o impacto das novas tecnologias em nossas vidas, nas novas formas de trabalho – e o que você deve fazer para se preparar para esse novo mundo. Um ‘manual': o que fazer para ser uma pessoa relevante nesse futuro próximo. Para muitos, esse é um momento inspirador, emocionante – e que cria uma nova lente para o resto da vida.

#13 COMUNIDADE FOT, CHECK OUT & CELEBRAÇÃO FINAL

O último dia do curso é o momento de processarmos tudo o que vimos. Faremos o fechamento, celebrando o fim dessa jornada. Os ex-alunos se juntam aos atuais formandos para trocar experiências, ideias e co-criar futuros desejáveis.

Para mais informações e matrículas: fot@aeroli.to / 51.3013.2483

Temos uma condição especial para pagamento à vista. Para saber mais, entre em contato.

Calendário

Total de 13 aulas

das 19:00 às 22:30

Endereço

Studio Boop
Rua Xavier Kraus, 117 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP

Valor

R$ 4.392,00 em até

6x de 732,00

Pagamentos em cartão de débito, crédito , depósito ou dinheiro.