//UMA NOVA PERESTROIKA

Os últimos 2 anos foram extremamente turbulentos para nós. E é provável que pelo mesmo motivo que está provocando turbulências em possivelmente 100% das empresas e organizações: a necessidade de mudar. De se adaptar. De evoluir. Em épocas exponenciais, uma escola de 12 anos já está ficando velhinha.


Nesse processo, nós vivemos na pele o que sempre falamos em aula: a transformação é extremamente desconfortável. Mudar nunca é fácil, mas é sempre necessário. É como uma crise existencial: é óbvio que incomoda, mas é um processo natural e essencial para nossa evolução. A gente sempre sai melhor.


Lembre-se que Perestroika em russo significa RECONSTRUÇÃO.


Nosso compromisso inegociável com a renovação está explicitamente expressa no que temos de mais valioso: o nosso nome. Levou 2 anos, mas a gente foi lá e fez: a Perestroika da Perestroika.


São várias novidades. Mas a principal é que a Perestroika deixa de ser uma escola de cursos criativos e passa a ser uma escola de metodologias criativas. Estamos depositando nessa mudança 12 anos de experiência, pesquisa e desenvolvimento de práticas de aprendizagem.


Agora que a turbulência passou, a gente tá amando. Tomara que você também. Venha com a gente, rumo a novas reconstruções.


Metodologias Criativas


O que mais é novo?

01
UM PRA UM (1:1)

A partir do momento que você comprar um curso, estará automaticamente levando conhecimento e transformação social para outras pessoas.Esse processo está sendo realizado junto com o Atados, que fará o acompanhamento do aprendizado delas. O Atados é uma plataforma que conecta organizações sociais com pessoas que buscam o voluntariado.

02
APONTE

Essa é para você que tem vontade de fazer vários cursos na Perestroika durante o ano. O Aponte é um acompanhamento individual e personalizado que vai ajudar você a ligar os pontos entre diversos conteúdos de diferentes cursos com a sua vida prática e o seu desenvolvimento pessoal. A gente sempre pensou em ter um programa mais longo, tipo MBA. Mas levou tempo até encontrar um formato que nos deixasse confortáveis. Esperamos muito que você goste.

03
ETIQUETA ABERTA

A gente sabe muito bem o que representa o investimento de fazer um curso com a gente. Há anos buscamos um jeito de tornar mais transparente o nosso orçamento e a distribuição dos recursos. Mas somente agora conseguimos efetivar esse plano. A partir desse ano, publicaremos a etiqueta aberta contendo todos os custos dos nossos cursos. Com esse movimento, você vai entender direitinho para onde vai cada centavo que você paga.

04
O FIM DAS SEDES POR CIDADE

Até 2018, operávamos por sedes regionais: SP, RJ, POA, BSB e BH. Isso não faz mais sentido para nós. O conceito de território é bastante industrial. E nós queremos ser mais software do que hardware. Por isso, estamos substituindo 5 sedes fixas por 5 grandes temáticas que podem acontecer em qualquer lugar. Agora, nada é fixo. Nossos cursos presenciais vão flutuar por aí e você pode ser nosso guia, ajudando a levar os cursos para sua cidade.

05
ADEUS AOS CLÁSSICOS

Nenhum movimento de transformação é completo sem um pouco de desapego. No nosso caso, bastante desapego: 95% do nosso portfólio será renovado. Estamos desativando mais de 40 cursos, inclusive alguns clássicos absolutos. Esse ano, serão apenas 5 projetos. Cada um, com uma metodologia própria. Cada um, de um conteúdo específico. Cada um, com uma pessoa responsável pela curadoria de conteúdo.

06
AS 5 GRANDES TEMÁTICAS

Reduzindo o portfólio, ficou mais fácil delinear bem os contornos de cada programa. Assim, evitamos o risco de ficar repetindo conteúdo em cursos diferentes. E você fica menos confuso na hora de escolher. As 5 temáticas de 2019 são: Comunicação, linguagem e expressão (CHOREI), Criatividade & Novas Inteligências (KGB), Desenvolvimento Pessoal (RABBIT HOLE), Inovação em Gestão de Projetos (BLOCO) e Liderança Criativa (O BANDO).

07
TEMPORADAS

Durante muito tempo, nossos cursos se repetiam em todos os semestres. Se você perdesse uma turma era só esperar a próxima. Isso muda. Agora, funciona na lógica de temporadas, como os seriados. Ou seja: na temporada 2019, teremos apenas cinco cursos que vão flutuar pelo Brasil. Em 2020, alguns deles poderão repetir. Outros vão deixar de existir. Novos cursos vão entrar. Alguns vão mudar o formato. A cada temporada, tudo pode mudar.

08
CURADORIA & DIREÇÃO METODOLÓGICA

Em cada curso presencial, vamos ter uma direção metodológica. Serão pessoas responsáveis por mergulhar nos assuntos para fazer com que o conteúdo mais interessante chegue até você. Convocamos nossos educadores mais experientes para esta tarefa. São eles que estarão com o dedo no pulso de 100% dos cursos. Um movimento que certamente vai garantir que a escola continue com cara de Perestroika por muitos e muitos anos.

09
ENCONTRO

Imagine um Encontro da Perestroika. Imagine que todos os alunos, de todos os cursos, vão poder se reunir num único dia para se conhecer, se integrar e compartilhar conhecimentos/referências/histórias. Imagine que esse evento terá blocos diferentes para cada temática de conteúdo, onde vamos dividir os principais aprendizados do ano. Agora imagine que esse encontro acontece como uma celebração no final de 2019. Imaginou? Nós também.

//PERES O QUÊ?

A Perestroika é uma Escola que se orgulha de não ser certificada por órgãos reguladores: essa liberdade permite explorar terrenos ainda inabitados, experimentar e lançar outras óticas sob temas mais comuns. Nosso propósito é ajudar a transformar o mundo num lugar mais criativo, subversivo, sensível e do bem. Acreditamos que o ambiente de aprendizado pode ser mais leve e divertido. E que é preciso ter diversidade e multiplicidade na educação.

Experience Learning

Sempre com um viés criativo, os cursos abordam os mais diversos assuntos a partir de diferentes metodologias. A Experience Learning é o coração metodológico da Perestroika, que fomos construindo de forma empírica ao longo de alguns anos e que foi refinada, organizada e formalizada com o auxílio de pesquisas e conhecimentos adquiridos. Ela está disponível em Open Source e você pode ver como ela funciona no detalhe clicando abaixo. As novas metodologias construídas nesse novo momento da nossa história tem muito da Experience Learning, já que ela faz parte do nosso DNA.

Quem já passou por aqui

Esses são alguns dos incontáveis nomes, entre parceiros e convidados especiais, que abrilhantaram nossas salas de aula pelo Brasil. Sempre abordando os mais variados temas e áreas de conhecimento.

Criolo

Rapper e compositor com uma boa dose de pegada política

Alexa Clay

Escritora - autora do livro "Economia dos Desajustados"

Lenine

Cantor, compositor, ator, escritor, produtor musical, engenheiro químico e ecologista

Gregório Duvivier

Ator, humorista, roteirista e escritor

Pirecco

Designer gráfico, ilustrador e artista plástico

Federico Pistono

Empresário, investidor anjo, palestrante, pesquisador e autor de "Robots Will Steal Your Job, But That's OK"

Moraes Moreira

Cantor, compositor e músico - ex-integrante dos Novos Baianos

Monja Coen

Monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu, com sede no Japão

Laerte

Cartunista e chargista

Massimo Canevacci

Antropólogo, etnógrafo e escritor italiano. Doutor em Letras e Filosofia e teórico da contemporaneidade

Ronaldo Fraga

Estilista, cenógrafo e autor

Alex Atala

Premiado chef de cozinha e proprietário de igualmente conceituado restaurante

Falcão

Ex-jogador e treinador da Seleção Brasileira de futebol e comentarista esportivo

Emicida

Rapper e produtor musical engajado em temáticas políticas

Nana Vasconcellos

Músico eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy

MV Bill

Rapper, ator, escritor e ativista de inúmeras causas sociais

Roberto DaMatta

Antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor de TV

Dunga

Ex-jogador e treinador da Seleção Brasileira de futebol

Pepeu Gomes

Cantor, guitarrista e compositor - ex-integrante dos Novos Baianos

Eduardo Kobra

Artista consagrado no mundo inteiro: começou como pichador artístico, se tornou grafiteiro e hoje se considera um muralista

Lala Deheinzelin

Futurista e pioneira no setor da economia criativa como estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade

João Derly

Judoca bicampeão mundial e medalhista de ouro nos jogos pan-americanos

Alexandre Gomes

Primeiro brasileiro a tornar-se campeão de um evento da World Series of Poker

Bernardo Fonseca

Atleta, empresário e campeão internacional da Maratona do Everest

Jason Dunn

Fundou a Made In Space, que analisa as melhores formas de conseguir uma colonização espacial totalmente sustentável

Liniker

Cantora e compositora de soul e black music

Rico Dalasam

Primeiro rapper gay a ganhar visibilidade nacional

Satish Kumar

Seguidor de Ghandi, fundou a Schumacher College: escola que propõe um aprendizado integrando mãos, mente e coração

Yvonne Cagle

Astronauta americana da NASA

Roberta Estrela D'alva

Atriz-MC, que criou o primeiro slam brasileiro