< Voltar

//Yakuza

IMERSÃO EM PROCESSOS CRIATIVOS.

Um curso que não acredita em esperar a grande ideia te encontrar por telepatia. Acredita em método, treino e excelência para criar. O Yakuza é o modelo que a Perestroika acredita no qual devem se formar os profissionais criativos. É a combinação entre referência e processo, o combustível e a engrenagem do trabalho criativo. Profissionais de referência em diversas áreas da criatividade dividem sua experiência e formas de criar, ao mesmo tempo em que ensinam ferramentas de processo criativo, onde todo mundo bota a mão na massa.

Onde?

(clique onde vc deseja fazer o curso)

Tenho Interesse

Professores

Professores

Carol Bergier

// Vem investigando como o trabalho pode estar a serviço da regeneração da vida na Terra. // Trilhou uma carreira tradicional, passou por um período sabático, empreendeu a Casa Sou.l e trabalhou em rede. // Hoje está facilitadora de alinhamento vocacional, oferecendo vivências e atendimentos individuais sobre trabalho com propósito. // Formada em jornalismo pela PUC-Rio, em design para sustentabilidade pelo Gaia Education, coach, trainee em Pathwork®, investigadora da Comunicação Não-Violenta.

Programa

1. O QUE É? (ALL IN)

Entender a criatividade como manifestação natural humana. Nesta etapa vamos explorar como nasce, reage e se manifesta a criatividade em nós, em aspectos cognitivos e anímicos. Em que lugar, em nós, a criatividade habita, se estagna ou reage? Em que lugar a gente se encontra hoje?

2. O QUE PODEMOS? (VIVENCIAL)

Disponibilizar o corpo como campo de afetos e atravessamentos. Este módulo propõe vivências que exercitam nossas habilidades e funcionam como gatilhos para nossa expressividade criativa.

3. COMO FAZEMOS? (FERRAMENTAL)

Criar é preciso e não é um bicho de sete cabeças. Aqui vamos explorar metodologias e ferramentas como caminhos que auxiliam os processos criativos: brainstorming, design thinking, moodboard, storytelling...

4. PRA ONDE VAMOS? (INSPIRAÇÃO)

Chegamos até aqui. O fim da nossa jornada vem acompanhado de criativos super poderosos cheios de história, vida e informação pra compartilhar. Iremos receber pessoas que atuam com processos criativos em diferentes áreas e que disponibilizarão suas experiências para nos inspirar. Onde você pretende chegar?

Calendário

Total de 12 aulas

Terças, quartas e quintas - 20h às 23h | Sábados - 10h às 17h

: : Para Começar o Curso.

Valor

R$ 3.900,00 em até

6x de 650,00

Pagamentos em cartão de débito, crédito , depósito ou dinheiro.

Tenho Interesse

Professores

Professores

André Lombardi Gouvea de Oliveira

Faz parte da equipe de Diretores de Whatever da Perestroika de SP. É psicólogo formado na PUC-SP, especializado em daseinsanalyse e psicologia do corpo além um pesquisador de epistemologia. Já trabalhou na área de educação infantil como educador, desenvolvendo projetos de ciência com grupos de alunos.

Programa

// Vagas esgotadas ;)

// Check-In

O começo do começo! Nessa primeira aula vamos tirar um tempo para nos conhecermos e para organizar a dinâmica dos nossos encontros ao longo do curso. Além disso, vamos definir a lente pela qual vamos explorar o conceito de criatividade e como não conseguimos escapar da nossa possibilidade de criação.

// Dichtung

Como é nossa relação com o mundo? Como definimos os espaços que vamos criando e os objetos que vamos encontrando ao longo de nossas vidas? Como esse padrão de encontro nos ajuda a nos definir como não-criativos? Nesse encontro vamos entender o que a arte e o processo artístico pode nos ensinar sobre como resgatar a nossa interação poética com o mundo.

// Sensibilidade

Essa aula traz um ponto de vista sobre a importância da sensibilidade nas nossas vidas (dentro e fora do trabalho) e desperta reflexões sobre a forma que lidamos com o que sentimos. O conteúdo estimula as pessoas a encontrarem suas potências a partir de suas emoções.

// Ludico e Poética

Um momento para resgatar a nossa própria historia de criação e entrarmos em contato com o lúdico. Como as nossas histórias nos criam? E como reconta-las nos abre a possibilidade da criação de novas narrativas e novas possibilidades de vivência com o mundo? Vamos expandir e entender o quanto do nosso mundo se cria a partir das nossas histórias.

// Agachamento

Um momento de experiência de criação que vai te surpreender.

// Escrita Criativa

Todos os dias, nós lidamos com a linguagem escrita de forma processual. Queremos neste encontro abrir a possibilidade de uma nova relação com a nossa linguagem e, pensando em métodos de criação, queremos dar importância também para como os limites e os desafios são um aspecto vital desse fazer.

// Corpo e Imagem

Como lidamos com o nosso corpo? Qual é o lugar que a gente dá para ele em nosso processo criativo? Vamos explorar essas possibilidades treinando o olhar para nossa fisionomia e nossas mãos. Experimentaremos técnicas múltiplas de desenho, nossas relações com as imagens e as representações das nossas figuras.

// SLAM

Depois de passarmos pela palavra escrita e tomarmos consciência de nossos corpos, vamos olhar como estes aspectos se misturam na performance. Vamos explorar jogos de teatro e técnicas expressivas ao longo do dia, culminando em um evento muito especial logo depois.

// Um método para a loucura

Aqui será a hora de - ao longo de dois encontros - falarmos sobre os métodos dos processos criativos. Vamos encontrar as melhores ferramentas para hackear e transformar as referências recebidas até então.

// Check-out

Esse é momento de olharmos para toda caminhada que percorremos. Vamos realizar um fechamento de tudo aquilo que se abriu e do que vamos levar com a gente para outras experiências.

NOVA METODOLOGIA

Uma das grandes novidades desta edição é o aprendizado descentralizado através da inteligência coletiva com as Rodas de Registro e as Rodas de Reflexão. As Rodas foram criadas pela Whatever School, um método de aprendizagem experimental baseado no movimento.

RODA DE REGISTRO

Momento de descompressão ao final de cada aula. Aqui, a intenção não é intelectualizar, mas despejar sem processamento. Não estamos falando de racional, mas de sentimento. O que você sentiu após esse encontro?

RODA DE REFLEXÃO

Agora é hora de construir o conhecimento em conjunto. É o momento de entrarmos mais a fundo nos aprendizados e significados do que aconteceu até o meio do curso. É a hora dos alunos exercitarem empatia e enxergarem diferentes pontos de vista.

MAPA CONECTIVO

Uma colcha de retalhos só vira uma colcha se houver alguém para costurar. Esse é o papel do Mapa Conectivo. Ele é uma espécie de anfitrião, que estará presente em todos os encontros, guiando a experiência. E também promovendo a amarração do conteúdo e facilitando os processos das rodas de registro e reflexão. Esse papel será desempenhado pelo André Lombardi.

Calendário

Total de 11 aulas

Durante a semana, das 20h às 23h, e sábados, das 10h às 18h.

Endereço

Perestroika SP
Rua Fidalga, 66

: : Para Começar o Curso.

Valor

R$ 3.948,00 em até

6x de 658,00

Pagamentos em cartão de débito, crédito , depósito ou dinheiro.